top of page

MORFOLOGIA E LEXICOLOGIA HISTÓRICAS

Projeto 01

Estudos léxico-semânticos do português arcaico – origem, constituição e funcionamento

 

O projeto Para Estudos léxico-semânticos do português arcaico – origem, constituição e funcionamento é uma proposta de estudos coletivos que se vincula ao PROHPOR, com a participação de professores/pesquisadores integrantes do programa, a saber: Antônia Vieira, Aurelina Ariadne Domingues Almeida, Elisângela Santana dos Santos, José Amarante Sobrinho, Juliana Soledade Barbosa Coelho. Além desses professores pesquisadores, o projeto conta ainda com a colaboração das Professoras Doutoras Graça Maria Rio-Torto  (Universidade de Coimbra) e Margarida Basílio (PUC-RJ), que se predispuseram atuar como consultoras dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto. Assim, serão desenvolvidos estudos acerca do léxico do português arcaico, a partir de um corpus amplamente representativo da documentação remanescente, a fim de descrever o funcionamento da língua em aspectos diversos tocantes à formação do léxico, a saber: aspectos morfolexicais e semânticos de nomes comuns e próprios.

 

Com o objetivo final de contribuir para a elaboração de uma gramática do léxico do português arcaico, o projeto buscará estabelecer, ao longo de seis anos de pesquisa, um mapeamento dos elementos mórficos que entram na constituição do léxico do referido período, a fim de fazer um levantamento e análise do significativo espectro de questões que o estudo do léxico, em perspectiva histórica, suscita.

 

Vide texto completo

 

 

Projeto 02

Todos os nomes - análise sócio histórica, mórfico-semântica e etimológica da antroponímia baiana

 

O projeto Todos os nomes: análise sócio histórica, mórfico-semântica e etimológica da antroponímia baiana foi desenvolvido entre os anos de 2007 e 2009, coordenado pelas pesquisadoras Aurelina Ariadne Domingues Almeida, Juliana Soledade e Tânia Lobo. E embora tenha sido encerrado no âmbito das pesquisas coletivas, continua tendo desdobramentos em trabalhos individuais de mestrado e doutorado levado a cabo pelos nossos orientandos.  

 

 

Vide texto completo

bottom of page